Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Compartilho o vídeo-livro que fiz - Papo de Pato

Foi um grande desafio, mas consegui fazer a atividade opcional do Módulo 5 do curso, que era criar um vídeo-livro com o Movie Maker.
Espero que gostem!
É só acessar o link abaixo:
Papo de pato

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Atividade do curso: Conhecer programas e ferramentas que possibilitam Pnes acessar o mundo da informática.

Pessoal!
É incrível conhecer as novas tecnologias voltadas ao acesso de portadores de necessidades especiais à informática! Eu não conhecia estas tecnologias e fiquei muito surpresa ao ver quantas coisas estão sendo desenvolvidas e muitas delas, livres, sem custo! Podem ser usadas nas escolas tranquilamente.
Vou citar algumas:
- Programa Dasher : Possibilita a escrita sem o uso do teclado.
- Programa Dosvox: Oferece vários recursos para pessoas com deficiência visual.
- Programa LentePro: Recurso interessante para deficientes visuais.
Enfim, são várias as possibilidades, apenas citei alguns que tive contato e que pude experimentar. 
No site do CLIK Tecnologia Assistiva, podemos conhecer mais  recursos tecnológicos para comunicação, educação e acessibilidade, além de livros e publicações na área do desenvolvimento infantil.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Atividade do curso: Uso de Pecs.

Uma atividade que achei muito legal de realizar e que pode contribuir muito com nosso trabalho em sala de aula foi o de uso de Pecs (Sistema de Comunicação por Figuras), como uma tecnologia assistiva para pessoas com limitação na comunicação.
Acredito que o uso dos símbolos gráficos pode ser utilizado de diversas formas, de acordo com nossos objetivos.
Vejam abaixo um link que traz modelos de pranchas com símbolos, além de mais informações sobre o assunto:

Para refletirmos:

Artigo sobre Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa.

Patrícia Quitério Lorena.
A comunicação entre os indivíduos está presente em todos os momentos da vida, sendo essencial ao seu desenvolvimento. Contudo, apesar de a linguagem oral ser o meio de comunicação mais utilizado, há pessoas que, devido a fatores neurológicos, físicos, emocionais e cognitivos, se mostram incapazes de se comunicar através da fala.

Tecnologia Assistiva (TA)
Uma forma de resolver com criatividade os problemas funcionais de pessoas com deficiência usando diferentes alternativas para realizar as atividades do cotidiano é através da Tecnologia Assistiva (TA). A TA é uma área do conhecimento que se propõe a promover ou ampliar habilidades em pessoas com privações funcionais, em decorrência de deficiência ou envelhecimento. Recursos que favorecem a comunicação, a adequação postural e mobilidade, o acesso independente ao computador, escrita alternativa, acesso diferenciado ao texto, recursos para cegos, para surdos, órteses e próteses, projetos arquitetônicos para acessibilidade, adaptação de veículos automotores, recursos variados que promovem independência em atividades de vida diária como alimentação, vestuário e higiene, mobiliário e material escolar modificado, são exemplos e modalidades da Tecnologia Assistiva (Bersch, 2005).

Comunicação Alternativa (CA)
Uma forma de garantir a acessibilidade comunicativa a essa população consiste no emprego dos recursos de comunicação alternativa. A Comunicação Alternativa - CA é uma das áreas da TA que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Busca então, através da valorização de todas as formas expressivas do sujeito e da construção de recursos próprios desta metodologia, construir e ampliar sua via de expressão.
A comunicação é considerada ampliada quando o indivíduo possui comunicação insuficiente através da fala e /ou escrita (por exemplo, há fala inteligível apenas no núcleo familiar) e, considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação. Um Sistema de Comunicação Alternativa – SCA, refere-se ao recurso, estratégias e técnicas que complementam modos de comunicação existentes ou substituem as habilidades de comunicação inexistentes.
Os Sistemas de Comunicação Alternativa (SCA) podem ser divididos em recursos de baixa (cartões, pranchas,pastas e outros) e de alta tecnologia (pranchas vocálicas, sistemascomputadorizados com síntese de voz e outros) (Nunes, 2003).
Recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (desenhos representativos de idéias), letras ou palavras escritas são utilizados pelo usuário da CA para expressar suas questões, desejos, sentimentos, entendimentos. A literatura tem indicado um conjuntos e/ou sistemas de símbolos que permitem a comunicação interpessoal dos individuos não falantes, como o Sistema de Símbolos Bliss, o Pictogram Ideogram Communication System - PIC e o Picture Communication Symbols - PCS . Tais sistemas encontram-se, em geral, disponibilizados sob a forma de cadernos ou pranchas acopladas ou não à cadeira de rodas e muitos deles se apresentam em versões computadorizadas.
A alta tecnologia permite também a utilização de vocalizadores (pranchas com produção de voz) ou do computador, com softwares específicos, garantindo grande eficiência na função comunicativa. Desta forma, o aluno com deficiência passa de uma situação de passividade para outra, a de ator ou de sujeito do seu processo de desenvolvimento (Bersch e Schirmer, 2005).

O papel do interlocutor.
A inclusão comunicativa não se restringe à disponibilização de recursos, sejam eles de tecnologias de alto ou de baixo custo. Tão ou mais importante do que isso, é a presença de interlocutores interessados em interagir e acolher as mensagens da pessoa não oralizada. Assim, são fundamentais a aceitação e o incentivo ao emprego de formas alternativas de comunicação, inclusive pelo próprio grupo social. Isto implica em que o sistema alternativo de comunicação seja utilizado, naturalmente, pelo membro não oralizado, como também por todos os seus potenciais interlocutores (von Tetzchner e Grove, 2003; Nunes e Nunes Sobrinho, 2007).
Por ser uma área que necessita de atuação multiprofissional, proporciona a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O impacto de tais estudos ocorre devido à capacidade de produzir mudanças fundamentais na Educação e no Ambiente de pessoas cujas limitações afetam a capacidade de expressão ou recepção das mensagens típicas da linguagem humana.

domingo, 10 de outubro de 2010

Notícia sobre a escola onde trabalho:

Para conhecerem um pouco sobre a escola onde trabalho acessem o link:
E.E.E.M. Almirante Barroso

Minha primeira postagem:

Como relatei no início do Blog, ele está sendo criado a partir de uma das exigências do curso à distância que estou realizando. Esta é uma das atividades mais legais que estamos desenvolvendo pois em nosso curso abordamos sobre as tecnologias acessíveis e esta é uma ferramenta de interação e divulgação muito interessante. Nosso curso foca principalmente sobre os Portadores de Necessidades Especiais, assunto com o qual estou tendo contato agora e vou procurar dividir minhas descobertas com vocês.
Um grande abraço!